BIOGRAFIA DA FUNDADORA - EDILMA SILVA SANTOS - CADEIRA Nº 1
Nasceu no dia 20 de setembro de 1968, na cidade de Aracaju. Seu pai, o poeta José Vicente Ferreira Santos morreu quando ela tinha 20 anos. Sua mãe, Eulina Silva Santos é conhecida como Dona Ninha, vereadora de Areia Branca nos anos de 1996 a 2000.
Edilma mora em Areia Branca desde o ano 2000, quando se casou com Ivanilton Rosa dos Santos, gerando dessa união, o filho Iohan Christian Silva Santos. Em 2009 adotou como filha legítima: Jéssica dos Santos Rosa, que morava no Orfanato Oratório Festivo São João Bosco, conhecido como Oratório de Bebé, onde tinha morado de fevereiro de 1986 a setembro de 1988 para se tornar freira.
Ao sair do convento em setembro de 1988, entrou no grupo musical “Nova Luz”, da Rádio Cultura, coordenado por Sr. Manuel, animando as Manhãs de Estudos Bíblicos, que aconteciam uma vez por mês no Colégio do Patrocínio São José. Fundou o ARCAS - Artes Coral Armaduras do Senhor, que chegou a 102 componentes, entre crianças e jovens, na paróquia que pertencia: Nossa Senhora Aparecida, Conjunto Bugio/Aracaju.
Em 2010, em Areia Branca criou com as amigas Nininha e Norma o Bloco Unidos do Artuzinho, que por conta dele o Carnaval no município se organizou, inspirando o surgimento de outros blocos.
No final de 2017 criou o GAITA - Grupo Animado Infantojuvenil de Teatro Areia-branquense, que desde então tem se apresentado em diversos momentos, como Mostra de Espetáculos, V Bienal do Livro de Itabaiana e Natal Iluminado de Aracaju, mostrando o talento das crianças areia-branquenses.
Ganhou alguns prêmios, como o 3º lugar do FEMUC-Festival de Música Cristã e o bicampeonato nesse festival, promovido pela Rádio Cultura de Aracaju, além dos prêmios de melhor letra, melhor música, melhor arranjos e interpretação, nos anos de 1993 e 1994.
Ganhou o 1º lugar /etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil em 2017 e o 3º Lugar de Destaque desse mesmo prêmio em 2018.
Ganhou os primeiros lugares nas categorias: Educadores de Ouro e Personalidade do Ano, no evento Melhores do Ano 2019, promovido pelo Movimento Social Popular de Areia Branca, pelos trabalhos que realiza com as crianças no município (Escola e GAITA).
Foi contemplada no Prêmio “Quarentena da Gente”, um fomento à produção cultural durante a quarentena do Coronavírus, promovido pelo Instituto Banese em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, em maio de 2020, com uma contação de história.
Ganhou o Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação, promovido pelo Instituto Alpha Lumen e anunciado no Congresso Internacional Conexões/2020, além de ganhar o Top 15, sendo seu projeto o escolhido como o melhor dos melhores.
Deu entrevistas para o Instituto Claro, sobre alunos com deficiência, para a Secretaria Estadual de Educação, sobre a contação de histórias como estratégias para as aulas remotas e para a Rádio FM de Areia Branca, sobre ações que realiza no município.
Como escritora, usando o pseudônimo de Edilma Silva Rainha, participou do Festival CultivAR-TE, promovido pela Universidade Federal de São Carlos, publicando cinco contos infantojuvenil, intitulado “Só Meninas”, no site da Instituição. Participou da antologia “Confabulando”, com duas de suas fábulas e da Revista Literária de Portugal, “Ecos da Palavra”, nº 2 e nº 4 com dois de seus contos. Participou da Antologia Poesia agora, da Editora Trevo e da 2ª Coletânea de Natal/Projeto Apparere, da Editora Perse, recebendo alguns livros impressos. Foi classificada em 1º lugar em conto, no Concurso Literário Virtual da ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã) e agora busca publicar o seu primeiro livro solo. Tem um canal no YouTube: Contação de Histórias com Tia Edilma. É membro da Academia Municipalista de Sergipe, cadeira nº 27.
Foi operadora de caixa, na concessionária DISCAR, nos anos de 1989 a 1993, depois entrou para a Educação. Trabalhou como professora na Escolinha Novo Mundo, no Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus e no Colégio Salesiano, entrando em 1999 para o serviço público. Foi a 3ª diretora do Colégio Pedro Diniz Gonçalves, onde criou o Blog “Pedro Diniz em Ação”, contando um pouco da história da escola, fundada em 1948 e projetos que realiza. Foi Secretária Municipal de Educação do município de Areia Branca em 2015 e 2016, na gestão da prefeita Acácia Souza. Já atuou como Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, como Coordenadora Municipal dos Programas de Correção de Fluxo Se Liga e Acelera, do Instituto Airton Sena e como Orientadora de Estudos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, do MEC - Ministério da Educação. Atualmente é formadora de professores pela Editora Moderna, no grupo de Sergipe e está em processo de criação da ALAB - Academia de Letras Areia-branquense.
Já fez algumas viagens internacionais, como Buenos Aires, Lima, Lisboa, Porto, Fátima e Paris, e, no Brasil, só não foi ainda para o Maranhão, Piauí e para os Estados da Região Norte.
Acredita que é sempre bom conhecer novas culturas para perceber, entender e principalmente respeitar as diversidades que existem em nosso meio.
Comentários
Postar um comentário